Uma história com mais de 60 anos de tradição

O legado de excelência do Grupo Comolatti começou a ser construído em 1948, quando Evaristo Comolatti, imigrante italiano, chegou à cidade de São Paulo. O sonho de abrir um grande negócio no segmento automotivo o levaria a inaugurar no bairro da Mooca, em 1957, uma revendedora de autopeças e oficina, a Evaristo Comolatti & Cia. Ltda.

A empresa cresceu, diversificando sua atuação e adquirindo outras empresas, como a Sama S.A., em 1966 – que na época era maior que o próprio Grupo Comolatti. A partir de 1988, a empresa passou por diversas reestruturações internas e continuou evoluindo, sob a liderança de Sergio Comolatti, sucessor de Evaristo, que assumiu a presidência em 1994.

Desde a sua fundação, a trajetória do Grupo Comolatti sempre esteve marcada pela dedicação, integridade, comprometimento e espírito empreendedor. Um compromisso que atravessou gerações e, mais de 60 anos depois, consolidou um dos mais respeitados grupos do setor automotivo brasileiro. Tradição em excelência.

Evolução da marca ao longo dos anos

Linha do tempo

1957

Foi fundada por Sr. Evaristo a Evaristo Comolatti & Cia Ltda., uma revendedora de autopeças e oficina mecânica para restaurar caminhões, já ensaiando os primeiros passos na área de reposição de peças.

1960

O Grupo Comolatti se torna revendedor autorizado da Fábrica Nacional de Motores (FNM) e inicia sua expansão em direção à distribuição de grandes marcas na indústria de peças nacional.

1964

A empresa tem novo endereço na Rua Ernesto de Castro, 37. O edifício recebe o nome de Giacomo Comolatti, uma homenagem ao pai de Evaristo Comolatti, fundador do Grupo.

1966

O Grupo Comolatti adquire a Sama S.A, uma das maiores distribuidoras e importadoras de autopeças do mercado, que atendia toda a frota nacional em circulação.

1967

Inauguração do Terraço Itália Restaurante, que fica no prédio, à época, o mais alto da capital, com 165 metros de altura e 46 andares. O lugar tornou-se cartão-postal dos paulistanos.

1970

Nasce a Bernina Reflorestamento (que depois passaria a se chamar Bernina Imobiliária) para administrar os terrenos e imóveis do Grupo.

1980

O Grupo adquire a Abouchar Pneus, fundada em 1927, representando a marca Firestone. A empresa agregou a marca Pirelli, com a aquisição da Pneutop, em 1986.

1983

O Grupo adquire a Roles, reforçando sua presença no aftermarketing nacional com mais uma grande rede de distribuição, com amplo portfólio de itens de reposição e peças automotivas.

1990

Mais uma aquisição do Grupo no setor de reposição – a RPR. Com a nova empresa, o Grupo Comolatti agregou o know-how do segmento de motopeças.

1992

Fundação da Tietê Veículos para revenda de caminhões e ônibus Volkswagen no Brasil, trazendo mais uma marca de tradição e credibilidade para o Grupo.

1994

Sergio Comolatti, filho de Evaristo, assume oficialmente a presidência dando início à reestruturação do Grupo.

1995

Aquisição da Laguna Autopeças, tradicional distribuidor e especialista em componentes para motor, que absorveu a TopCraft. Fundada em 1918, já era referência em pesados.

1997

Fundação da Cofipe Veículos, concessionária da marca Iveco localizada em São Paulo, para comercializar toda a linha de caminhões leves, médios e pesados, além de micro-ônibus e usados.

2008

Aquisição da Matrix, uma das mais importantes distribuidoras de acessórios automotivos do país. Junto com Sama e Laguna, a nova marca integraria o maior grupo de distribuição do Brasil, a DASA.

2008

Início da Rede PitStop, uma rede associativista de parceiros do mercado de reposição de autopeças, integrando fabricantes, distribuidores, lojas, retíficas de motores e oficinas mecânicas.

2015

Aquisição da Pellegrino, uma importante distribuidora de peças, fundada em 1941, que trabalhava com as linhas leve, pesada, motopeças e acessórios.

2017

Celebração dos 60 anos das atividades do Grupo Comolatti, um marco importante para a história da empresa e dos segmentos em que atua.

Copyright© 2020 - Comolatti - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por The Nest